Análisis del conocimiento didáctico del contenido en el profesorado actual de Educación Física

  1. Úbeda-Cuquerella, Alicia 1
  2. Baena-Morales, Salvador 1
  3. García-Martínez, Salvador 1
  4. Ferriz-Valero, Alberto 1
  1. 1 Universitat d'Alacant
    info

    Universitat d'Alacant

    Alicante, España

    ROR https://ror.org/05t8bcz72

Aldizkaria:
Transformar

ISSN: 2735-6302

Argitalpen urtea: 2022

Zenbakien izenburua: Revista Transformar Diciembre 2022

Alea: 3

Zenbakia: 4

Orrialdeak: 46-64

Mota: Artikulua

Beste argitalpen batzuk: Transformar

Laburpena

O presente trabalho descreve uma investigação sobre o conhecimento didático do conteúdo para avaliar o nível de formação de professores de Educação Física na Comunidade Valenciana e na Catalunha. Neste sentido, serão valorizados os diversos fatores, como os conhecimentos pedagógicos e disciplinares que possuem para realizar a ação docente com os alunos, bem como as estratégias e domínio que possuem. Dessa forma, analisar se influencia no nível de ensino-aprendizagem dos alunos, quais aspectos são favoráveis ​​e quais devem ser melhorados no corpo docente dentro da área de Educação Física. Para realizar esta pesquisa, um estudo de escala do tipo Likert foi apresentado a 100 professores de Educação Física por meio de um questionário desenvolvido usando seis dimensões compostas por Conhecimento Pedagógico, Conhecimento da área, Conhecimento de estratégias de ensino, Conhecimento de Avaliação. , Conhecimento Curricular e Maestria de Classe. Os resultados coletados indicam que o CDC total do estudo é alto, com relação a uma pontuação máxima de 5 e, portanto, permitem dar uma resposta para analisar a formação de professores e os diferentes fatores que influenciam o processo.

Erreferentzia bibliografikoak

  • Almonacid-Fierro, A., Feu, S., & Vizuete Carrizosa, M. (2018). Validation of a questionnaire to measure didactic knowledge of content in physical education teachers. Retos-nuevas tendencias en educacion fisica deporte y recreacion, (34), 132-137
  • Arnon, S., & Reichel, N. (2007). Who is the ideal teacher? Am I? Similarity and difference in perception of students of education regarding the qualities of a good teacher and of their own qualities as teachers. Teachers and Teaching: theory and practice, 13(5), 441-464. doi: 10.1080/13540600701561653
  • Benekos, P.J. (2016). How to be a good teacher: passion, person, and pedagogy. Journal of Criminal Justice Education, 27(2), 225-237. doi: 10.1080/10511253.2015.1128703
  • Castejón Oliva, F. & Giménez Fuentes-Guerra, F. (2017). Conocimiento del contenido y conocimiento pedagógico del contenido de educación física en educación secundaria. Retos, (32), 146-151
  • Fraile, A. (1992). Alternativa a la formación permanente en Educación Física. Revista interuniversitaria de Formación del Profesorado, 15, 97-107
  • Hernández, A. Morales, V. & Triguero, J. (2013). Propiedades psicométricas de un cuestionario para estudiar el Flow Contextual. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 8(2), 253-279
  • Kelchtermans, G., & Deketelaere, A. (2016). The emotional dimension in becoming a teacher. In J. Loughran & M. L. Hamilton (Eds.), International handbook of teacher education (pp. 429–461). Singapore: Springer.
  • Kirk, D. (2008). Los futuros de la Educación Física: la importancia de la cultura física y de la «idea de la idea» de Educación Física. En AA. VV. Actas V Congreso Asociación Española de Ciencias del Deporte. León: Universidad de León (CD-R).
  • Korthagen, F. A. J. (2004). In search of the essence of a good teacher: towards a more holistic approach in teacher education. Teaching and Teacher Education, 20(1), 77-97. doi: 10.1016/ j.tate.2003.10.002
  • Madrid, D. (2005c): “La edad del profesorado en los procesos de enseñanza y aprendizaje de la lengua extranjera”, en Martínez Dueñas, J. L; Pérez Basanta, C.; McLaren, N. y Quereda, L.: Towards an understanding of the English Language: Past, Present and Future. Studies in Honour of Fernando Serrano. Granada: Editorial Universidad de Granada, pp. 519-530.
  • Marcelo, C. (1995). Formación del profesorado para el cambio educativo. Barcelona (España): PPU.
  • Murphy, P. K., Delli, L.A.M., & Edwards,M.N.(2004).The good teacher and the good teaching: comparing beliefs of second- grade students, preservice teachers, and inservice teachers. The Journal of Experimental Education, 72(2), 69-92. doi: 10.3200/ JEXE.72.2.69-92
  • Nogueda, I. (1995). Enseñanza del deporte y Educación Física. Perfiles educativos, 68. Salguero, A. R. C. (2010). El deporte como elemento educativo indispensable en el área de Educación Física. EmásF: revista digital de educación física, (4), 23-36.
  • Salinas, F. & Viciana, F. (2006). La formación permanente del profesorado de educación física. Un campo habitado en los últimos años. Lecturas: Educación física y deportes, 103. ttp://www.efdeportes.com/efd103/formac.htm
  • Sánchez Bañuelos, F. (1996) La actividad física orientada hacia la salud. Madrid: Biblioteca Nueva.
  • Sinclair, A. (2005) Body and Management Pedagogy. Gender, Work and Organization, 12(1), 89-104.
  • Suckel, M., Campos, D., Sáez, G. & Rodríguez, G. (2019). Educational trajectories of primary school teachers in training and the construction of pedagogical wisdom. Revista de estudios y experiencias en educación. 18(36), 117-133. https://doi.org/ 10.21703/rexe.20191836suckel14
  • Viciana, J. (2001) Planificación en la educación física. Granada: Reprografía Digital Granada.
  • Villalón, M. (2016). Alfabetización Inicial: Claves de acceso al aprendizaje de la lectura y la escritura desde los primeros meses de vida (2.a ed.). Ediciones Universidad Católica.