El papel de los eventos en las estrategias de marketing y comunicación comercial

  1. Martínez-Sala, Alba-María 1
  2. Campillo-Alhama, Concepción 1
  1. 1 Universitat d'Alacant
    info

    Universitat d'Alacant

    Alicante, España

    ROR https://ror.org/05t8bcz72

Zeitschrift:
GIGAPP: Estudios Working Papers

ISSN: 2174-9515

Datum der Publikation: 2021

Titel der Ausgabe: Número Especial RICE. Comunicación más allá de los medios, educomunicacíón, instituciones y construcción cultural

Ausgabe: 8

Nummer: 190-212

Seiten: 113-127

Art: Artikel

Andere Publikationen in: GIGAPP: Estudios Working Papers

Zusammenfassung

A presente investigação aborda o principal protagonismo dos eventos no âmbito do marketing e da comunicação comercial. Identifique o paradigma do marketing experiencial e, desde um enfoque plenamente centrado no consumidor, analise a classificação de exploração do potencial experimental e comunicativo dos eventos no ámbito comercial. O principal objetivo descrito é abordar usando um estúdio de pesquisa e descrição da integração de eventos em uma série de estratégias e campanhas de comunicação comercial extraída de casos selecionados com o galardão máximo nos “Premios Eficacia de Comunicação Comercial” da edição 2017. Os resultados revelam uma integração incipiente de eventos no campo descrito. Apesar disso, a análise realizada e a bibliografia consultada nos permitem corroborar o papel fundamental dos eventos como uma ferramenta ideal para gerar experiências a serviço dos objetivos de marketing e comunicação.

Bibliographische Referenzen

  • Citas Alberro, A. (2014). “El poder de los eventos experienciales para comunicar un mensaje”, Revista Científica de Comunicación, Protocolo y Eventos, (3), 45-61.
  • Arbaiza Rodríguez, F., & Rodríguez Alayo, L. (2016). “La experiencia de consumo en Piura: Análisis de los recursos de Marketing Experiencial en las tiendas de retail moderno de ropa y calzado”, Revista de Comunicación, XV: 128-165.
  • Arnould E.J., Price L.L., & Zinkhan, G.L. (2002). Consumers. New York: McGraw‑Hill/Richard D. Ir-win
  • Asociación Española de Anunciantes (2018). Eficacia2017. XIX Edición Premios a la Eficacia en Co-municación Comercial. Resultados. La Comunicación que funciona. Madrid: Madrid: Asociación Española de Anunciantes.
  • Batthyány, K.; & Cabrera, M. (2011). Metodología de la investigación en Ciencias Sociales. Montevi-deo: Universidad de la República.
  • Blakeman, R. (2018). Integrated marketing communication: creative strategy from idea to imple-mentation (3a ed.). Lanham: Rowman & Littlefield.
  • Brakus, J.J., Schmitt, B.H., & Zarantonello, L. (2009). “Brand Experiences: what is it? How is it meas-ured? Does it affect loyalty?”, Journal of Marketing,73(3): 52‑68.
  • Campillo-Alhama, C.; Martínez-Sala, A.M. (2019a). “Events 2.0 in the transmedia branding strategy of world cultural heritage sites”, El Profesional de la Información, 28 (5)
  • Campillo Alhama, C., & Martínez-Sala, A. M. (2019b). “La estrategia de marketing turístico de los Sitios Patrimonio Mundial a través de los eventos 2.0”, Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 17 (2): 425-452. DOI: https://doi.org/10.25145/j.pasos.2019.17.029
  • Campos García de Quevedo, G., & Fuente Lafuente, C. (2013). “Los eventos en el ámbito de la em-presa. Hacia una definición y clasificación”, Revista de Comunicación de la SEECI, XV (32): 73-105. DOI: http://dx.doi.org/10.15198/seeci.2013.32.73-10
  • Diller, S., Shedroff, N., & Rhea, D. (2006). Making meaning: How successful businesses deliver meaningful customer experiences. Berkeley, Calif: New Riders.
  • Duncan, T., & Moriarty, S. E. (1998). “A communication-based marketing model for managing rela-tionships”, The Journal of marketing, 62 (2): 1-13. DOI: http://dx.doi.org/10.2307/1252157
  • Galmés Cerezo, M. (2010). La organización de eventos como herramienta de comunicación de mar-keting. Modelo integrado y experiencial. Tesis Doctoral en Publicidad y RR. PP, Departamento de Publicidad y Comunicación Audiovisual, Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universi-dad de Málaga, Málaga, España.
  • Galmés Cerezo, M., & Victoria Mas, J.S. (2012). “La organización de eventos en el contexto de las Comunicaciones Integradas de Marketing (IMC): el valor de la experiencia”, Pensar la Publici-dad. Revista Internacional de Investigaciones Publicitarias, 06 (01), 15-34.
  • Jiménez Barreto, J., &Campo Martínez, S. (2016). “Marketing Experiencial en FITUR: Análisis de dos destinos competidores, Islas Canarias e Islas Baleares”, Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 14 (1): 75-91. DOI: https://doi.org/10.25145/j.pasos.2016.14.005
  • Hirschman, E.C. y Holbrook, M.B. (1982). “The experiential aspects of consumption: Consumer fan-tasy, feelings and fun”, Journal of Consumer Research, 9 (2): 132–140.
  • Holbrook, M. B. (2000). “The Millennial Consumer in the Texts of Our Times: Experience and Enter-tainment,” Journal of Macromarketing, 20(2):178–92.
  • Keller, K. L. (2012). “Understanding the richness of brand relationships: Research dialogue on brands as intentional agents”, Journal of Consumer Psychology, 22: 186–190.
  • Keller, K. L., & Lehmann, D. R. (2006). “Brands and Branding: Research Findings and Future Priori-ties”, Marketing science, 25 (6): 740-759.
  • Kitchen, P. J., Kim, I., & Schultz, a. D. (2008). “Integrated marketing communication: Practice leads theory”. Journal of Advertising Research, 48 (4): 531-546.
  • Kliatchko, J. (2008). “Revisiting the IMC construct: A revised definition and four pillars”. Interna-tional Journal of Advertising, 27 (1):133-160. DOI: https://doi.org/10.1080/02650487.2008.11073043
  • Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2010). Marketing 3.0: From products to customers to the human spirit. Hoboken, N.J: Wiley.
  • Lee, M.S., Hsiao, H.D., & Yang M.F. (2010). “The study of the relationships among experiential mar-keting, service quality, customer satisfaction and customer loyalty”, International Journal of Organizational Innovation, 3(2): 352-378.
  • Lenderman, M., & Sánchez, R. (2008). Marketing experiencial: La revolución de las marcas, Madrid: ESIC.
  • Martínez-Sala, A. M., & Campillo Alhama, C. (2018a). “Los eventos, herramienta clave en las estra-tegias de comunicación de marcas turísticas: de la linealidad a la transmedialidad”, Revista Me-diterránea de Comunicación/ Mediterranean Journal of Communication, 9 (1): 227-260. DOI: 10.14198/MEDCOM2018.9.1.16
  • Martínez-Sala, A. M., & Campillo Alhama, C. (2018b). “La gestión de las redes sociales turísticas desde la perspectiva de las relaciones públicas 2.0: la importancia del diálogo”. Revista Interna-cional de Relaciones Públicas, VIII(16): 5-26. DOI: http://dx.doi.org/10.5783/RIRP-16-2018-02-05-26
  • Masterman, G., & Wood, E. (2006): Innovative Marketing Communications: Strategies for the Events Industry. Oxford: Elsevier Buterworf-Heinemann
  • Pine, B.J. y Gilmore, J.H. (1999). The Experience Economy: Work is Theatre & Every Business a Stage. Boston, Massachusetts: Harvard Business School Press.
  • Reid, M., Luxton, S., & Mavondo., A. F. (2005). “The relationship between integrated marketing communication, market orientation, and brand orientation”. Journal of Advertising, 32 (4): 11-23. DOI: https://doi.org/10.1080/00913367.2005.10639210
  • Shaw, C., & Ivens, J. (2002). Building great customer experiences. Houndmills, Basingstoke, Hamp-shire: Palgrave.
  • Schmitt, B. H. (1999). “Experiential marketing”. Journal of Marketing Management, 1(5): 53–67.
  • Shimp, T.A., & Andrews, J.C. (2013). Advertising promotion and other aspects of integrated market-ing communications, ninth edition. Mason, OH: Cengage Learning.
  • Toffler, A. (1980). La tercera ola. Barcelona: Plaza & Janes.
  • Tunaroza, J., & Rojas, D. (2016). “La integración de las comunicaciones de marketing como núcleo de las comunicaciones de marca”, Revista electrónica de la facultad de Ciencias Económicas de la Universidad de los Llanos, 23 (1): 40-49
  • Wimmer, R. D., & Dominick, J. R. (1996). La investigación científica de los medios de comunicación: una introducción a sus métodos. Barcelona: Bosch.
  • Wohlfeil, M., & Whelan, S. (2006). “Consumer Motivations to Participate in Event-Marketing Strate-gies”, Journal of Marketing Management, 22 (5-6), 643- 669. DOI: https://doi.org/10.1362/026725706777978677