Cómo potenciar la justicia social y la pedagogía de Freire en la enseñanza universitariaEjemplos de la enseñanza universitaria del inglés

  1. Martínez Lirola, María
Journal:
Práxis Educativa

ISSN: 1809-4031

Year of publication: 2019

Volume: 14

Issue: 1

Pages: 34-48

Type: Article

DOI: 10.5212/PRAXEDUC.V.14N1.002 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

More publications in: Práxis Educativa

Sustainable development goals

Abstract

A educação universitária atual não pode permanecer separada do que acontece na sociedade. Portanto, há necessidade de promover a relação entre conteúdos e demandas sociais. Pretendemos introduzir a justiça social no ensino universitário através do uso de textos sobre questões sociais no processo de ensino-aprendizagem. Especificamente, estes textos se relacionam com as diferenças culturais, a realidade de pessoas no Sul e ds mulheres em diferentes países. Busca-se empregar textos multimodais no ensino para que os alunos aprendam a ler textos em que aparecem imagens. Por esta razão, uma proposta de atividades realizadas por estudantes universitários de Estudos Ingleses, a fim de aprofundar a justiça social, a abertura a outras culturas e desenvolvimento de competências é apresentada. Esta proposta educativa faz parte da pedagogia crítica de Paulo Freire.

Bibliographic References

  • BARAHONA, R.; GRATACÓS, J.; QUINTANA, G. Centros educativos transformadores: ciudadanía global y transformación social. Barcelona: Oxfam Intermón, 2013.
  • BISQUERRA, R.; PÉREZ, N. Las competencias emocionales. Educación XXI, Madrid, v. 10, p. 61-82, 2007. DOI: https://doi.org/10.5944/educxx1.1.10.297
  • BONI, A.; CALABUIG, C. Education for global citizenship at Universities. Journal of Studies in International Education, v. 21, n. 1, p. 22-38, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315315602926
  • BONI, A., LOPEZ-FOGUES, A.; WALKER, M. Higher education and the post-2015 agenda: a contribution from the human development approach. Journal of Global Ethics, v. 12, n. 1, p. 17-28, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/17449626.2016.1148757
  • CONSEJO DE EUROPA. Common European Framework of Reference for Languages: learning, teaching, assessment (CEFR). Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
  • CONSTREAS LEÓN, J, J.; CHAPETÓN CASTRO, C. M. Transforming EFL classroom practices and promoting students’ empowerment: Collaborative learning from a dialogical approach. Profile Issues in Teachers’ Professional Development, Bogotá, v. 19, n. 2, p. 135- 149, jul./dec. 2017. DOI: https://doi.org/10.15446/profile.v19n2.57811
  • FRABONI, F. El libro de la pedagogía y la didáctica: la Educación. Madrid: Editorial Popular, 2001.
  • FREIRE, P. Pedagogía del oprimido. Madrid: Siglo XXI, 1970.
  • FREIRE, P. La educación como práctica de la libertad: 15. ed. Buenos Aires: Siglo XXI, 1974.
  • FREIRE, P. Educación y cambio. 4. ed. Buenos Aires: Ediciones Búsqueda, 1987.
  • FREIRE, P. Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa. México: Siglo XXI, 1996a.
  • FREIRE, P. Política y educación. México: Siglo XXI Editores, 1996b.
  • FREIRE, P. A la sombra de este árbol. 3. ed. Esplugues de Llobregat: El Roure Editorial, 2002.
  • FREIRE, P. Pedagogía liberadora. Edición de Teresa García Gómez. Madrid: Los Libros de la Catarata, 2015.
  • FREIRE, P.; ILLICH, I.; FURTER, P. Educación para el cambio social. Buenos Aires: Tierra Nueva, 1974.
  • FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetización: lectura de la palabra y lectura de la realidad. Madrid: Paidós y Ministerio de Educación y Ciencia, 1987.
  • HIDALGO, N.; MURILLO, F, J. Evaluación de estudiantes para la justicia social: propuesta de un modelo. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), v. 5, n. 2, p. 159-179, jul./dic. 2016. DOI: https://doi.org/10.15366/riejs2016.5.2.008
  • KRESS, G.; LEEUWEN, T. V. Reading Images: the grammar of visual design. 2. ed. Londres: Routledge, 2006.
  • LUCIO-VILLEGAS, E. Paulo Freire. La educación como instrumento para la justicia social. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), v. 4, n. 1, p. 9-20, ene./jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.15366/riejs2015.4.1
  • MARTÍNEZ GOMES, G. I. La filosofía de la educación de Paulo Freire. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), v. 4, n. 1, p. 55-70, ene./jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.15366/riejs2015.4.1
  • MARTÍNEZ LIROLA, M. La importancia del análisis crítico del discurso y la gramática visual para analizar textos: propuesta de actividades prácticas enmarcadas en la educación para el desarrollo, la educación con perspectiva de género y la educación para la paz. Granada: Comares, 2017.
  • McLAREN, P. Life in schools: an introduction to critical pedagogy in the foundations of education. Londres: Routledge, 2015.
  • MERMA MOLINA, G.; PEIRÓ-I-GREGORI, S. Las asambleas y los debates escolares. In: PEIRÓ-I-GREGORI, S. (Coord.). Los valores en la educación: Modelos, procedimientos y técnicas. Madrid: Dykinson, 2013. p. 227-248.
  • MONTÃNO CALCINES, J. R. Hacia una pedagogía del texto-y de los textos: un reto permanente. In: MONTÃNO CALCINES. J. R.; ABELLO CRUZ, A, M. (Orgs.). Renovando la enseñanza-aprendizaje de la lengua española y la literatura. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2010. p. 3- 16.
  • MURILLO, F. J.; HERNÁNDEZ-CASTILLAS, R. Liderando escuelas justas para la justicia social. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), v. 3, n. 2, p. 13- 32, jul./dic. 2014.
  • MURILLO, F. J.; HERNÁNDEZ-CASTILLAS, R. Hacia un concepto de justicia social. REICE. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 9, n. 4, p. 7-23, oct./dic. 2011.
  • NACIONES UNIDAS. Asamblea general de las Naciones Unidas. Objetivos de Desarrollo Sostenible. A/69/L.85, 12 ag. 2015.
  • ORTIZ LEÓN, A. El análisis crítico del discurso y la entrevista etnográfica. Un acercamiento multidisciplinario. In: PÉREZ BARAJAS, A. E. (Orgs.). Técnicas para la investigación lingüística y otras disciplinas afines. Colima: Universidad de Colima, 2015. p. 203-231.
  • OVELAR PEREYRA, N. Paulo Freire: gusto por la libertad y pasión por la justicia. Educere Ideas y personajes, v. 40, p. 177-187, 2008.
  • ROSALES, C. Los temas transversales en el aula. Convivencia, salud e igualdad. Santiago de Compostela: Andavira, 2015.
  • TORRES, C. A. El aprendizaje de una educación para la justicia social transformadora. Borrador para una teoría de la marginalidad y la contribución de la mayéutica freireana. In:
  • MONTEERRER, D. et al. (Coord.). Sendas de Freire. Opresiones, resistencias y emancipaciones en un nuevo paradigma de vida. España: Instituto Paulo Freire de España y Crec, 2006. p. 235-244.
  • TOURIÑÁN LÓPEZ, J, M. La educación en valores como uso y construcción de experiencia axiológica. In: TOURIÑÁN LÓPEZ, J, M. (Dir.). Educación en valores, educación intercultural y formación para la convivencia pacífica. Oleiros (La Coruña): Netbiblo, 2008. p. 02-11.
  • UNSWORTH, L. Towards a metalanguage for multiliteracies education: describing the meaningmaking resources of language-image interaction. English Teaching, Practice and Critique, v. 5, n. 1, p. 55-76, May 2006.
  • UNSWORTH, L. Resourcing multimodal literacy pedagogy: toward a description of the meaning-making resources of language-image interaction. In: LOCKE, T. Beyond the grammar wars. Londres: Routledge, 2010. p. 276-293.
  • VALENCIA ZULUAGA, A, P.; JARAMILLO MAYA, W, A. Prácticas pedagógicas no excluyentes, desde la perspectiva de la pedagogía crítica. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), v. 4, n. 1, p. 89-110, ene./jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.15366/riejs2015.4.1