Explorando los Beneficios del Kárate y del Judo como Herramientas contra el Bullying
- Moreno Villalba, Christian 1
- García Martínez, Salvador 2
- Barrachina Peris, Julio 2
- Baena Morales, Salvador 2
- Ferriz Valero, Alberto 2
-
1
Universitat d'Alacant
info
- 2 Universidad de Alicante. Departamento de didáctica general y didácticas específicas
ISSN: 2735-6302
Année de publication: 2024
Volumen: 5
Número: 2
Pages: 5-35
Type: Article
D'autres publications dans: Transformar
Résumé
O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção de educação física de oito sessões cujo conteúdo principal eram artes marciais, em termos de redução do bullying e melhoria do comportamento na escola. As sessões foram ministradas por um profissional da Real Federação Espanhola de Artes Marciais. Foram estudadas variáveis como meta de relacionamento ou meta de responsabilidade, ambas medidas com o questionário de metas sociais adaptado às aulas de educação física. Por outro lado, também foram estudadas variáveis como agressividade, irresponsabilidade, desobediência, perturbação do ambiente de aula e baixo autocontrole, cada uma delas mensurada com o questionário Physical Education CLassroom Instrument. Participaram do estudo 203 alunos (13,1 anos) de ambos os sexos (87 meninas e 116 meninos), divididos em dois grupos de intervenção, dos quais o grupo 1 recebeu sessões de judô e o grupo 2 recebeu sessões de caratê. Os resultados mostraram mudanças significativas com tamanhos de efeito moderados e grandes nas variáveis observadas. Os resultados desta investigação melhoram o conhecimento sobre o bullying e a sua utilidade na melhoria dos programas de prevenção.
Références bibliographiques
- Brighi, A., Ortega, R., Pyzalski, J., Scheithauer, H., Smith, P. K., Tsormpatzoudis, C., & Thompson, J. (2012). European bullying intervention project questionnaire (EBIPQ). University of bologna.
- Carrasco, B. J. M. (2018). Agresividad y Regulación Emocional en las Artes Marciales. Tesis maestría.
- Carratalá, V., Marco-Ahulló, A., Carratalá, I., Carratalá, H., & Bermejo, J.-L. (2019). Judo as a tool for social integration in adolescents at risk of social exclusion: A pilot study.
- Casado, J. E., García, C. G., & Herrera, M. V. (2003). Las actividades de lucha. Educación física: propuestas para el cambio, 283-324.
- Castañeda-Vázquez, C., Moreno-Arrebola, R., González-Valero, G., Viciana-Garófano, V., & Zurita-Ortega, F. (2020). POSIBLES RELACIONES ENTRE EL BULLYING Y LA ACTIVIDAD FÍSICA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA. Journal of Sport & Health Research, 12(1).
- Cerezo Ramírez, M. F. (2002). El bullying y su relación con las actitudes de socialización en una muestra de adolescentes. Revista electrónica interuniversitaria de formación del profesorado.
- Cothran, D. J., & Kulinna, P. H. (2007). Students’ reports of misbehavior in physical education. Research quarterly for exercise and sport, 78(3), 216-224
- Deci, E. L., & Ryan, R. M. (1985). The general causality orientations scale: Self-determination in personality. Journal of research in personality, 19(2), 109-134.
- del Estado, B. O. (2006). Real Decreto 1513/2006, de 7 de diciembre, por el que se establecen las enseñanzas mínimas de la Educación Primaria. BOE no, 293, 43.053-43.102.
- Díaz-Aguado Jalón, María José, Martínez Arias, Rosario, & Babarro, Javier Martín. (2013). El acoso entre adolescentes en España. Prevalencia, papeles adoptados por todo el grupo y características a las que atribuyen la victimización. https://repositorio.minedu.gob.pe/handle/20.500.12799/1243
- Domino, M. (2013). Measuring the impact of an alternative approach to school bullying. Journal of school health, 83(6), 430-437.
- Edelman, A. J. (1994). The Implementation of a Video-Enhanced Aikido-Based School Violence Prevention Training Program To Reduce Disruptive and Assaultive Behaviors among Severely Emotionally Disturbed Adolescents.
- Espartero Casado, J., & Gutiérrez García, C. (2004). El judo y las actividades de lucha en el marco de la Educación Física Escolar: Una revisión de las propuestas y modelos de su enseñanza. Actas al III Congreso de la Asociación Española de Ciencias del Deporte.
- Fernández, C. T. (1988). Historia del karate do. Recuperado de: https://docplayer. es/57101908-Aproximacion-a-la-historia-del-karate-do. html greatergood. berkeley. edu/images/uploads/Integrating_Mindfulness_Training_Into_K-12_Education. pdf.
- Férriz Romeral, L., Sobral Fernández, J., & Gómez Fraguela, J. A. (2018). Moral reasoning in adolescent offenders: A meta-analytic review. Psicothema.
- Figueroa, V. G., Oviedo, C. G., Montalva-Valenzuela, F., Miranda, R. N., Guerra, M. C., De Barca, P., Hernández, H. J. P., Olivares-Arancibia, J., & Castillo-Paredes, A. (2024). Artes marciales, deportes de contacto o combate en la mejora de parámetros de cognición, comportamiento social y condición física en escolares diagnosticados con trastorno del espectro autista: Una revisión sistemática. Journal of Movement & Health, 21(1).
- Garaigordobil Landazabal, M. T., & Larrain Mariño, E. (2020). Acoso y ciberacoso en adolescentes LGTB: Prevalencia y efectos en la salud mental. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación.
- Garaigordobil, M., & Martínez-Valderrey, V. (2015a). Effects of Cyberprogram 2.0 on" face-to-face" bullying, cyberbullying, and empathy. Psicothema, 45-51.
- Garaigordobil, M., & Martínez-Valderrey, V. (2015b). Effects of Cyberprogram 2.0 on" face-to-face" bullying, cyberbullying, and empathy. Psicothema, 45-51.
- García-Calvo, T., Sánchez-Oliva, D., Leo, F. M., Amado, D., & Pulido, J. J. (2016). Effects of an intervention programme with teachers on the development of positive behaviours in Spanish physical education classes. Physical Education and Sport Pedagogy, 21(6), 572-588.
- Gladden, R. M., Vivolo-Kantor, A. M., Hamburger, M. E., & Lumpkin, C. D. (2014). Bullying surveillance among youths: Uniform definitions for public health and recommended data elements.
- González, J., & Cortés, R. (2016). Actitudes y creencias hacia la discapacidad en clases de educación física. Una cuestión educativa.
- Granero-Gallegos, A., & Baena-Extremera, A. (2016). Validación española de la versión corta del Physical Education Classroom Instrument para la medición de conductas disruptivas en alumnado de secundaria. Cuadernos de psicología del deporte, 16(2), 89-98.
- Greco, G., Cataldi, S., & Fischetti, F. (2019). Karate as anti-bullying strategy by improvement resilience and self-efficacy in school-age youth. Journal of Physical Education and Sport, 19, 1863-1870. Scopus. https://doi.org/10.7752/jpes.2019.s5276
- Guan, J., McBride, R. E., & Xiang, P. (2006). Evidencia de confiabilidad y validez para la Escala de Metas Sociales-Educación Física SGS-PE) en entornos de escuela secundaria. Revista de Enseñanza en Educación Física, 25, 226-238.
- Hicks, L. H. (1996). Social goals in early adolescence: Development, gender, and schooling as contexts. University of Michigan.
- Hikmat, R., Yosep, I., Hernawaty, T., & Mardhiyah, A. (2024). A Scoping Review of Anti-Bullying Interventions: Reducing Traumatic Effect of Bullying Among Adolescents. JOURNAL OF MULTIDISCIPLINARY HEALTHCARE, 17, 289-304. https://doi.org/10.2147/JMDH.S443841
- Hyung-Soo, C., kwon, K. hark, & Young, Y. S. (2017). The Systematic Relation to Intrinsic Motivation, Self-management and Exercise Adherence of High School Judo Players. Journal of Sport and Leisure Studies, 68, 401-412. https://doi.org/10.51979/KSSLS.2017.05.68.401
- Jacobs, F., Knoppers, A., & Webb, L. (2013). Making sense of teaching social and moral skills in physical education. Physical education and sport pedagogy, 18(1), 1-14.
- JU, C. W. (2015). The Effects of Judo Training on Blood Lipids, IGF-1, Growth Hormone, and Adiponectin in Obese Middle School Girls. The Journal of Korean Alliance of Martial Arts., 17(1), 1-12.
- Jung, H., & Choi, E. (2016). The importance of indirect teaching behaviour and its educational effects in physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, 21(2), 121-136.
- Kalina, L., O’Keeffe, B. T., O’Reilly, S., & Moustakas, L. (2024). Risk and Protective Factors for Bullying in Sport: A Scoping Review. International Journal of Bullying Prevention. Scopus. https://doi.org/10.1007/s42380-024-00242-9
- Kärnä, A., Voeten, M., Little, T. D., Poskiparta, E., Kaljonen, A., & Salmivalli, C. (2011). A large‐scale evaluation of the KiVa antibullying program: Grades 4–6. Child development, 82(1), 311-330.
- Kennedy, R. (2020). Bullying Trends in the United States and an Analysis of the Impact of Prevention Programs on Bullying Subtypes and Gender. University of New Hampshire.
- Martinkova, I., Parry, J., & Vágner, M. (2019). The contribution of martial arts to moral development. Ido Movement for Culture, 19(1).
- Méndez, I., Ruiz-Esteban, C., & Ortega, E. (2019a). Impact of the Physical Activity on Bullying. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, 10. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01520
- Montero-Carretero, C., & Cervelló, E. (2020). Teaching styles in physical education: A new approach to predicting resilience and bullying. International journal of environmental research and public health, 17(1), 76.
- Montero-Carretero, C., Roldan, A., Zandonai, T., & Cervelló, E. (2021). A-Judo: An Innovative Intervention Programme to Prevent Bullying Based on Self-Determination Theory-A Pilot Study. SUSTAINABILITY, 13(5). https://doi.org/10.3390/su13052727
- Muñiz, J., & Bartram, D. (2007). Improving international tests and testing. European Psychologist, 12(3), 206-219.
- Murcia, J. A. M., Coll, D. G.-C., & Camacho, Á. S. (2007). Metas sociales en las clases de educación física. Análisis y modificación de conducta, 33(149).
- Nocentini, A., & Menesini, E. (2016). KiVa anti-bullying program in Italy: Evidence of effectiveness in a randomized control trial. Prevention science, 17, 1012-1023.
- Olweus, D. (1993). Bully/victim problems among school children: Long-term consequences and an effective intervention programme. Sage Publications.
- Ortiz-Marcos, J., Lendínez-Turón, A., Solano-Sánchez, M., & Tomé-Fernández, M. (2022). Bullying in Adolescents Practising Sport: A Structural Model Approach. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, 19(20). https://doi.org/10.3390/ijerph192013438
- Pérez Cerdán, J. (1993). Principios para la enseñanza de la lucha en la educación física. 12, 2-18.
- Rodríguez, J. (2008). Causas de la escasa presencia de los deportes de lucha con agarre en las clases de educación física en la ESO: propuesta de aplicación. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, ISSN 1579-1726, No. 14, 2008, pags. 43-47.
- Roman, C. G., & Taylor, C. J. (2013). A multilevel assessment of school climate, bullying victimization, and physical activity. Journal of school health, 83(6), 400-407.
- Ruiz-Sanchis, L. (2019). Creencias y prejuicios del profesorado de Educación Física sobre los deportes de combate/Beliefs and prejudices of Physical Education teachers about sports of combat. Revista de educación, 17, 223-237.
- Sigurdson, J. F., Undheim, A. M., Wallander, J. L., Lydersen, S., & Sund, A. M. (2018). The Longitudinal Association of Being Bullied and Gender with Suicide Ideations, Self-Harm, and Suicide Attempts from Adolescence to Young Adulthood: A Cohort Study. Suicide & Life-Threatening Behavior, 48(2), 169-182. https://doi.org/10.1111/sltb.12358
- Skelton, D. L., Glynn, M. A., & Berta, S. M. (1991). Aggressive behavior as a function of taekwondo ranking. Perceptual and Motor Skills, 72(1), 179-182.
- Taira, S., & Taira, J. (2020). Jigoro Kano. La casa de las mil estrellas. Satori.
- Tejero-González, C. M., & Balsalobre-Fernández, C. (2011). Práctica de artes marciales y niveles de actitud hacia la violencia en adolescentes. E-balonmano. com: Revista de Ciencias del Deporte, 7, 13-21.
- Theeboom, M., & Knop, P. (1999a). Asian Martial Arts and Approaches of Instruction in Physical Education. European Journal of Physical Education, 4, 146-161. https://doi.org/10.1080/1740898990040204
- Thwala, S., Okeke, C., & Tshotsho, N. (2018). Adolescent girls’ behavioural characteristics and their vulnerability to bullying in Manzini high schools. SOUTH AFRICAN JOURNAL OF EDUCATION, 38. https://doi.org/10.15700/saje.v38ns1a1604
- van der Ploeg, R., Steglich, C., & Veenstra, R. (2016). The support group approach in the Dutch KiVa anti-bullying programme: Effects on victimisation, defending and well-being at school. Educational Research, 58(3), 221-236.
- van der Wal, M., de Wit, C., & Hirasing, R. (2003). Psychosocial health among young victims and offenders of direct and indirect bullying. PEDIATRICS, 111(6), 1312-1317. https://doi.org/10.1542/peds.111.6.1312
- Villamón Herrera, M., Brousse, M., Carratala Deval, V., Castarlenas, J. L., Mansilla, M., Jurado, D., Espartero Casado, J., Gutiérrez, C., González, A., & González, J. A. (2002). El judo en la educación física escolar: Unidades didácticas. Barcelona: Hispano Europea, 2002.
- Villamón, M., & Brousse, M. (1999). Evolución del judo. Introducción al judo, 103-139.
- Villavicencio Jeréz, S. E., & Maldonado Vásquez, M. A. (2019). El Kempo karate como método para la reducción de agresividad y aumento de autoestima en niños de 7 a 12 años que asisten a la Escuela de Karate Castillo Team. Universidad de San Carlos de Guatemala.
- Wilcoxon, F. (1950). Some rapid approximate statistical procedures. Annals of the New York Academy of Sciences, 52(6), 808-814.
- Xu, T., & Zhang, G. (2019). Research progress of restraining campus bullying by martial arts training. REVISTA DE ARTES MARCIALES ASIATICAS, 14, 50-52. https://doi.org/10.18002/rama.v14i2s.6004
- Yang, Y., Zhu, H., Chu, K., Zheng, Y., & Zhu, F. (2023). Effects of sports intervention on aggression in children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. PEERJ, 11. https://doi.org/10.7717/peerj.15504