Explorando los Beneficios del Kárate y del Judo como Herramientas contra el Bullying

  1. Moreno Villalba, Christian 1
  2. García Martínez, Salvador 2
  3. Barrachina Peris, Julio 2
  4. Baena Morales, Salvador 2
  5. Ferriz Valero, Alberto 2
  1. 1 Universitat d'Alacant
    info

    Universitat d'Alacant

    Alicante, España

    ROR https://ror.org/05t8bcz72

  2. 2 Universidad de Alicante. Departamento de didáctica general y didácticas específicas
Revue:
Transformar

ISSN: 2735-6302

Année de publication: 2024

Volumen: 5

Número: 2

Pages: 5-35

Type: Article

D'autres publications dans: Transformar

Résumé

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção de educação física de oito sessões cujo conteúdo principal eram artes marciais, em termos de redução do bullying e melhoria do comportamento na escola. As sessões foram ministradas por um profissional da Real Federação Espanhola de Artes Marciais. Foram estudadas variáveis ​​como meta de relacionamento ou meta de responsabilidade, ambas medidas com o questionário de metas sociais adaptado às aulas de educação física. Por outro lado, também foram estudadas variáveis ​​como agressividade, irresponsabilidade, desobediência, perturbação do ambiente de aula e baixo autocontrole, cada uma delas mensurada com o questionário Physical Education CLassroom Instrument. Participaram do estudo 203 alunos (13,1 anos) de ambos os sexos (87 meninas e 116 meninos), divididos em dois grupos de intervenção, dos quais o grupo 1 recebeu sessões de judô e o grupo 2 recebeu sessões de caratê. Os resultados mostraram mudanças significativas com tamanhos de efeito moderados e grandes nas variáveis ​​observadas. Os resultados desta investigação melhoram o conhecimento sobre o bullying e a sua utilidade na melhoria dos programas de prevenção.

Références bibliographiques

  • Brighi, A., Ortega, R., Pyzalski, J., Scheithauer, H., Smith, P. K., Tsormpatzoudis, C., & Thompson, J. (2012). European bullying intervention project questionnaire (EBIPQ). University of bologna.
  • Carrasco, B. J. M. (2018). Agresividad y Regulación Emocional en las Artes Marciales. Tesis maestría.
  • Carratalá, V., Marco-Ahulló, A., Carratalá, I., Carratalá, H., & Bermejo, J.-L. (2019). Judo as a tool for social integration in adolescents at risk of social exclusion: A pilot study.
  • Casado, J. E., García, C. G., & Herrera, M. V. (2003). Las actividades de lucha. Educación física: propuestas para el cambio, 283-324.
  • Castañeda-Vázquez, C., Moreno-Arrebola, R., González-Valero, G., Viciana-Garófano, V., & Zurita-Ortega, F. (2020). POSIBLES RELACIONES ENTRE EL BULLYING Y LA ACTIVIDAD FÍSICA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA. Journal of Sport & Health Research, 12(1).
  • Cerezo Ramírez, M. F. (2002). El bullying y su relación con las actitudes de socialización en una muestra de adolescentes. Revista electrónica interuniversitaria de formación del profesorado.
  • Cothran, D. J., & Kulinna, P. H. (2007). Students’ reports of misbehavior in physical education. Research quarterly for exercise and sport, 78(3), 216-224
  • Deci, E. L., & Ryan, R. M. (1985). The general causality orientations scale: Self-determination in personality. Journal of research in personality, 19(2), 109-134.
  • del Estado, B. O. (2006). Real Decreto 1513/2006, de 7 de diciembre, por el que se establecen las enseñanzas mínimas de la Educación Primaria. BOE no, 293, 43.053-43.102.
  • Díaz-Aguado Jalón, María José, Martínez Arias, Rosario, & Babarro, Javier Martín. (2013). El acoso entre adolescentes en España. Prevalencia, papeles adoptados por todo el grupo y características a las que atribuyen la victimización. https://repositorio.minedu.gob.pe/handle/20.500.12799/1243
  • Domino, M. (2013). Measuring the impact of an alternative approach to school bullying. Journal of school health, 83(6), 430-437.
  • Edelman, A. J. (1994). The Implementation of a Video-Enhanced Aikido-Based School Violence Prevention Training Program To Reduce Disruptive and Assaultive Behaviors among Severely Emotionally Disturbed Adolescents.
  • Espartero Casado, J., & Gutiérrez García, C. (2004). El judo y las actividades de lucha en el marco de la Educación Física Escolar: Una revisión de las propuestas y modelos de su enseñanza. Actas al III Congreso de la Asociación Española de Ciencias del Deporte.
  • Fernández, C. T. (1988). Historia del karate do. Recuperado de: https://docplayer. es/57101908-Aproximacion-a-la-historia-del-karate-do. html greatergood. berkeley. edu/images/uploads/Integrating_Mindfulness_Training_Into_K-12_Education. pdf.
  • Férriz Romeral, L., Sobral Fernández, J., & Gómez Fraguela, J. A. (2018). Moral reasoning in adolescent offenders: A meta-analytic review. Psicothema.
  • Figueroa, V. G., Oviedo, C. G., Montalva-Valenzuela, F., Miranda, R. N., Guerra, M. C., De Barca, P., Hernández, H. J. P., Olivares-Arancibia, J., & Castillo-Paredes, A. (2024). Artes marciales, deportes de contacto o combate en la mejora de parámetros de cognición, comportamiento social y condición física en escolares diagnosticados con trastorno del espectro autista: Una revisión sistemática. Journal of Movement & Health, 21(1).
  • Garaigordobil Landazabal, M. T., & Larrain Mariño, E. (2020). Acoso y ciberacoso en adolescentes LGTB: Prevalencia y efectos en la salud mental. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación.
  • Garaigordobil, M., & Martínez-Valderrey, V. (2015a). Effects of Cyberprogram 2.0 on" face-to-face" bullying, cyberbullying, and empathy. Psicothema, 45-51.
  • Garaigordobil, M., & Martínez-Valderrey, V. (2015b). Effects of Cyberprogram 2.0 on" face-to-face" bullying, cyberbullying, and empathy. Psicothema, 45-51.
  • García-Calvo, T., Sánchez-Oliva, D., Leo, F. M., Amado, D., & Pulido, J. J. (2016). Effects of an intervention programme with teachers on the development of positive behaviours in Spanish physical education classes. Physical Education and Sport Pedagogy, 21(6), 572-588.
  • Gladden, R. M., Vivolo-Kantor, A. M., Hamburger, M. E., & Lumpkin, C. D. (2014). Bullying surveillance among youths: Uniform definitions for public health and recommended data elements.
  • González, J., & Cortés, R. (2016). Actitudes y creencias hacia la discapacidad en clases de educación física. Una cuestión educativa.
  • Granero-Gallegos, A., & Baena-Extremera, A. (2016). Validación española de la versión corta del Physical Education Classroom Instrument para la medición de conductas disruptivas en alumnado de secundaria. Cuadernos de psicología del deporte, 16(2), 89-98.
  • Greco, G., Cataldi, S., & Fischetti, F. (2019). Karate as anti-bullying strategy by improvement resilience and self-efficacy in school-age youth. Journal of Physical Education and Sport, 19, 1863-1870. Scopus. https://doi.org/10.7752/jpes.2019.s5276
  • Guan, J., McBride, R. E., & Xiang, P. (2006). Evidencia de confiabilidad y validez para la Escala de Metas Sociales-Educación Física SGS-PE) en entornos de escuela secundaria. Revista de Enseñanza en Educación Física, 25, 226-238.
  • Hicks, L. H. (1996). Social goals in early adolescence: Development, gender, and schooling as contexts. University of Michigan.
  • Hikmat, R., Yosep, I., Hernawaty, T., & Mardhiyah, A. (2024). A Scoping Review of Anti-Bullying Interventions: Reducing Traumatic Effect of Bullying Among Adolescents. JOURNAL OF MULTIDISCIPLINARY HEALTHCARE, 17, 289-304. https://doi.org/10.2147/JMDH.S443841
  • Hyung-Soo, C., kwon, K. hark, & Young, Y. S. (2017). The Systematic Relation to Intrinsic Motivation, Self-management and Exercise Adherence of High School Judo Players. Journal of Sport and Leisure Studies, 68, 401-412. https://doi.org/10.51979/KSSLS.2017.05.68.401
  • Jacobs, F., Knoppers, A., & Webb, L. (2013). Making sense of teaching social and moral skills in physical education. Physical education and sport pedagogy, 18(1), 1-14.
  • JU, C. W. (2015). The Effects of Judo Training on Blood Lipids, IGF-1, Growth Hormone, and Adiponectin in Obese Middle School Girls. The Journal of Korean Alliance of Martial Arts., 17(1), 1-12.
  • Jung, H., & Choi, E. (2016). The importance of indirect teaching behaviour and its educational effects in physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, 21(2), 121-136.
  • Kalina, L., O’Keeffe, B. T., O’Reilly, S., & Moustakas, L. (2024). Risk and Protective Factors for Bullying in Sport: A Scoping Review. International Journal of Bullying Prevention. Scopus. https://doi.org/10.1007/s42380-024-00242-9
  • Kärnä, A., Voeten, M., Little, T. D., Poskiparta, E., Kaljonen, A., & Salmivalli, C. (2011). A large‐scale evaluation of the KiVa antibullying program: Grades 4–6. Child development, 82(1), 311-330.
  • Kennedy, R. (2020). Bullying Trends in the United States and an Analysis of the Impact of Prevention Programs on Bullying Subtypes and Gender. University of New Hampshire.
  • Martinkova, I., Parry, J., & Vágner, M. (2019). The contribution of martial arts to moral development. Ido Movement for Culture, 19(1).
  • Méndez, I., Ruiz-Esteban, C., & Ortega, E. (2019a). Impact of the Physical Activity on Bullying. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, 10. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01520
  • Montero-Carretero, C., & Cervelló, E. (2020). Teaching styles in physical education: A new approach to predicting resilience and bullying. International journal of environmental research and public health, 17(1), 76.
  • Montero-Carretero, C., Roldan, A., Zandonai, T., & Cervelló, E. (2021). A-Judo: An Innovative Intervention Programme to Prevent Bullying Based on Self-Determination Theory-A Pilot Study. SUSTAINABILITY, 13(5). https://doi.org/10.3390/su13052727
  • Muñiz, J., & Bartram, D. (2007). Improving international tests and testing. European Psychologist, 12(3), 206-219.
  • Murcia, J. A. M., Coll, D. G.-C., & Camacho, Á. S. (2007). Metas sociales en las clases de educación física. Análisis y modificación de conducta, 33(149).
  • Nocentini, A., & Menesini, E. (2016). KiVa anti-bullying program in Italy: Evidence of effectiveness in a randomized control trial. Prevention science, 17, 1012-1023.
  • Olweus, D. (1993). Bully/victim problems among school children: Long-term consequences and an effective intervention programme. Sage Publications.
  • Ortiz-Marcos, J., Lendínez-Turón, A., Solano-Sánchez, M., & Tomé-Fernández, M. (2022). Bullying in Adolescents Practising Sport: A Structural Model Approach. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, 19(20). https://doi.org/10.3390/ijerph192013438
  • Pérez Cerdán, J. (1993). Principios para la enseñanza de la lucha en la educación física. 12, 2-18.
  • Rodríguez, J. (2008). Causas de la escasa presencia de los deportes de lucha con agarre en las clases de educación física en la ESO: propuesta de aplicación. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, ISSN 1579-1726, No. 14, 2008, pags. 43-47.
  • Roman, C. G., & Taylor, C. J. (2013). A multilevel assessment of school climate, bullying victimization, and physical activity. Journal of school health, 83(6), 400-407.
  • Ruiz-Sanchis, L. (2019). Creencias y prejuicios del profesorado de Educación Física sobre los deportes de combate/Beliefs and prejudices of Physical Education teachers about sports of combat. Revista de educación, 17, 223-237.
  • Sigurdson, J. F., Undheim, A. M., Wallander, J. L., Lydersen, S., & Sund, A. M. (2018). The Longitudinal Association of Being Bullied and Gender with Suicide Ideations, Self-Harm, and Suicide Attempts from Adolescence to Young Adulthood: A Cohort Study. Suicide & Life-Threatening Behavior, 48(2), 169-182. https://doi.org/10.1111/sltb.12358
  • Skelton, D. L., Glynn, M. A., & Berta, S. M. (1991). Aggressive behavior as a function of taekwondo ranking. Perceptual and Motor Skills, 72(1), 179-182.
  • Taira, S., & Taira, J. (2020). Jigoro Kano. La casa de las mil estrellas. Satori.
  • Tejero-González, C. M., & Balsalobre-Fernández, C. (2011). Práctica de artes marciales y niveles de actitud hacia la violencia en adolescentes. E-balonmano. com: Revista de Ciencias del Deporte, 7, 13-21.
  • Theeboom, M., & Knop, P. (1999a). Asian Martial Arts and Approaches of Instruction in Physical Education. European Journal of Physical Education, 4, 146-161. https://doi.org/10.1080/1740898990040204
  • Thwala, S., Okeke, C., & Tshotsho, N. (2018). Adolescent girls’ behavioural characteristics and their vulnerability to bullying in Manzini high schools. SOUTH AFRICAN JOURNAL OF EDUCATION, 38. https://doi.org/10.15700/saje.v38ns1a1604
  • van der Ploeg, R., Steglich, C., & Veenstra, R. (2016). The support group approach in the Dutch KiVa anti-bullying programme: Effects on victimisation, defending and well-being at school. Educational Research, 58(3), 221-236.
  • van der Wal, M., de Wit, C., & Hirasing, R. (2003). Psychosocial health among young victims and offenders of direct and indirect bullying. PEDIATRICS, 111(6), 1312-1317. https://doi.org/10.1542/peds.111.6.1312
  • Villamón Herrera, M., Brousse, M., Carratala Deval, V., Castarlenas, J. L., Mansilla, M., Jurado, D., Espartero Casado, J., Gutiérrez, C., González, A., & González, J. A. (2002). El judo en la educación física escolar: Unidades didácticas. Barcelona: Hispano Europea, 2002.
  • Villamón, M., & Brousse, M. (1999). Evolución del judo. Introducción al judo, 103-139.
  • Villavicencio Jeréz, S. E., & Maldonado Vásquez, M. A. (2019). El Kempo karate como método para la reducción de agresividad y aumento de autoestima en niños de 7 a 12 años que asisten a la Escuela de Karate Castillo Team. Universidad de San Carlos de Guatemala.
  • Wilcoxon, F. (1950). Some rapid approximate statistical procedures. Annals of the New York Academy of Sciences, 52(6), 808-814.
  • Xu, T., & Zhang, G. (2019). Research progress of restraining campus bullying by martial arts training. REVISTA DE ARTES MARCIALES ASIATICAS, 14, 50-52. https://doi.org/10.18002/rama.v14i2s.6004
  • Yang, Y., Zhu, H., Chu, K., Zheng, Y., & Zhu, F. (2023). Effects of sports intervention on aggression in children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. PEERJ, 11. https://doi.org/10.7717/peerj.15504