Análisis del Kenbudo como herramienta contra el bullying

  1. Juárez Nieto, Sara 1
  2. Ferriz Valero, Alberto 1
  3. García Martínez, Salvador 1
  1. 1 Universitat d'Alacant
    info

    Universitat d'Alacant

    Alicante, España

    ROR https://ror.org/05t8bcz72

Journal:
Lecturas: Educación física y deportes

ISSN: 1514-3465

Year of publication: 2020

Volume: 25

Issue: 267

Type: Article

DOI: 10.46642/EFD.V25I267.1782 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openOpen access editor

More publications in: Lecturas: Educación física y deportes

Sustainable development goals

Abstract

Hoje, há um aumento de situações de bullying entre adolescentes. No ambiente educacional, são tomadas diferentes medidas para detectar essas situações e, assim, serem capazes de enfrentar o problema do bullying. Uma das maneiras de resolver esse problema é através da interação entre os alunos em atividades conjuntas ou através de protocolos de mediação. O objetivo da presente investigação foi avaliar e analisar o uso do Kenbudo como recurso educacional para aumentar o fair play e diminuir comportamentos perturbadores, a fim de evitar o bullying entre adolescentes. Para isso, foi realizada uma intervenção de duas sessões de Kenbudo. Participaram um total de 173 estudantes de primeiro e segundo ano do ensino médio obrigatório (ESO) de dois centros educacionais da província de Alicante. Por um lado, foram observadas diferenças significativas nas duas variáveis ​​irresponsabilidade e baixo comprometimento, pois aumentaram com a atividade e, por outro, a variável vitória que diminuiu no grupo experimental.

Bibliographic References

  • Anglès, M. B., & Feliu, J. C. (2000). Evaluación del clima motivacional, satisfacción, percepción de habilidad y actitudes de fair play en futbolistas alevines e infantiles y en sus entrenadores. Apunts: Educación física y deportes, 4(62), 6-13. Recuperado de: https://www.raco.cat/index.php/ApuntsEFD/article/view/306870/396853
  • Arcaya, C. (2017). Kenbudo, un deporte que nos ayuda a concentrarnos. Cadena Ser, Radio Alicante.
  • Bausela Herreras, E. (2008). Estrategias para prevenir el bullying en las aulas. Psychosocial Intervention, 17(3), 369-370. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/1798/179814023011.pdf
  • Cecchini, J. A., Montero, J., & Peña, J. V. (2003). Repercusiones del programa de intervención para desarrollar la responsabilidad personal y social de Hellison sobre los comportamientos de fair-play y el auto-control. Psicothema, 15(4), 631-637. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/727/72715417.pdf
  • Cecchini, J. A., González, C., Prado, J. L., & Brustad, R. J. (2005). Relación del clima motivacional percibido con la orientación de meta, la motivación intrínseca y las opiniones y conductas de fair play. Revista Mexicana de Psicología, 22(2), 469-479. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/2430/243020634010.pdf
  • Cecchini Estrada, J. A., González González-Mesa, C., & Montero Méndez, J. (2007). Participación en el deporte y fair play. Psicothema, 19(1). Recuperado de: https://psycnet.apa.org/record/2007-01207-009
  • Cecchini, J. A., Losa, J. F., González, C., & Arruza, J. A. (2008). Repercusiones del Programa Delfos de educación en valores a través del deporte en jóvenes escolares. Revista de Educación, 346, 167-186. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2591930
  • Clémence, A. (2001). Violence and security al school: The situation in Switzerland. En E. Debarbieux y C. Blaya (Eds.). Violence in schools. Ten approaches in Europe. Issy-les-Moulineaux: ESF Editeur.
  • Cruz, J., Boixadós, M., Valiente, L., & Capdevila, L. (1995). Prevalent values in young Spanish soccer players. International Review for the Sociology of Sport, 30(3-4), 353-371. Recuperado de: https://doi.org/10.1177/101269029503000308
  • Cruz, J., Capdevila, L., Boixados, M., Pintanel, M., Alonso, C., Mimbrero, J., y Torregosa, M. (1996). Identificación de conductas, actitudes y valores relacionados con el fair play en deportistas jóvenes. Investigaciones en Ciencias del Deporte, 9, 37-87. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2696660.pdf
  • Edelman, A. J. (1994). The implementation of a video-enhanced akido-based school violence prevention training program to reduce disruptive and assaultive behavior among securely emotionally disturbed adolescents. Fort Lauderdale, FL: Nova Southeastern University (ERIC Document Reproduction Service No. EC 3040227). Recuperado de: https://eric.ed.gov/?id=ED384187
  • Endresen, I. M. y Olweus, D. (2005). Participation in power sports and antisocial involvement in preadolescent and adolescent boys. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 46(5), 468-478. Recuperado de: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1469-7610.2005.00414.x
  • Esparza, A. T. (2019). Influencia de una unidad didáctica de defensa personal sobre actitudes violentas de los alumnos. Athlos: Revista internacional de ciencias sociales de la actividad física, el juego y el deporte, 16, 24-35. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6837395.pdf
  • Estrada, J. A. C., González-Mesa, C., & Méndez, J. M. (2007). Participación en el deporte y fair play. Psicothema, 19(1), 57-64. Recuperado de: http://www.psicothema.com/pdf/3328.pdf
  • Granero-Gallegos, A., & Baena-Extremera, A. (2016). Validación española de la versión corta del Physical Education Classroom Instrument para la medición de conductas disruptivas en alumnado de secundaria. Cuadernos de psicología del deporte, 16(2), 89-98. Recuperado de: https://revistas.um.es/cpd/article/view/264451/196181
  • Hortigüela, D., Gutiérrez-García, C., & Hernando-Garijo, A. (2017). Combat versus team sports: the effects of gender in a climate of peer-motivation, and levels of fun and violence in physical education students. Ido Movement for Culture. Journal of Martial Arts Anthropology, 17(3), 11-20. Recuperado de: https://doi.org/10.14589/ido.17.3.2
  • Krech, P. R., Kulinna, P. H., y Cothran, D. (2010). Development of a short-form version of the Physical Education Classroom Instrument: measuring secondary pupils’ disruptive behaviours. Physical Education and Sport Pedagogy, 15(3), 209–225. Recuperado de: https://doi.org/10.1080/17408980903150121
  • Laplacette, J.A., Becher, C., Fernández, S., Gómez, L.A., Lanzillotti, A., & Lara, L.A. (2011). Ciberbullying en la adolescencia: análisis de un fenómeno tan virtual como real. In III Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XVIII Jornadas de Investigación Séptimo Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología-Universidad de Buenos Aires. Recuperado de: https://www.aacademica.org/000-052/495.pdf
  • Olweus, D. (1993). Acoso escolar, “bullying”, en las escuelas: hechos e intervenciones. Centro de investigación para la Promoción de la Salud, Universidad de Bergen, Noruega, 2. Recuperado de: https://online.ucv.es/resolucion/acoso-escolarbullying-en-las-escuelas-hechos-e-intervenciones/
  • Tejero-González, C. M., Balsalobre-Fernández, C., & Ibáñez-Cano, A. (2011). La defensa personal como intervención educativa en la modificación de actitudes violentas. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte/International Journal of Medicine and Science of Physical Activity and Sport, 11(43). Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/542/54222177005.pdf
  • Zivin, G., Hassan, N. R., De Paula, G. F., Monti, D. A. Harlan, C. Hossain, K.D. et al. (2001). An effective approach to violence prevention: Traditional martial arts in middle school. Adolescence, 36(143), 443-59. Recuperado de: https://search.proquest.com/docview/195940996?accountid=17192